quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Pesquisa sobre experiências inovadoras com tecnologias em escolas

1- Projeto: “Construindo a cidadania”

http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf
Projeto desenvolvido no Colégio Bom Jesus de Curitiba/PR, em 2001, com alunos de EJA do primeiro seguimento do Ensino Fundamental (Ciclo I e II), tendo como objetivo geral possibilitar ao educando o acesso à pesquisa, adquirindo as informações necessárias sobre seus direitos e deveres, ao mesmo tempo em que se torna um usuário do computador. São ministradas aulas teóricas, aulas práticas com o manuseio do computador, pesquisas, produção de texto, reescrita do texto, exposição e divulgação dos trabalhos. Além do computador também são utilizadas fitas de vídeo, máquina fotográfica, filmadora, projetor de slides, livros, disquetes, papéis, jornais, revistas e Internet.

Avaliação: Este projeto é interessante no sentido em que se busca orientar os alunos a como fazer pesquisa utilizando-se de diversas mídias desde o início de sua alfabetização, ou seja, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades básicas de leitura e escrita, já estão avançando nas habilidades mais complexas sem prejuízo de uma ou de outra, além de adquirirem conhecimentos acerca de valores e cidadania.

2- Projeto EDUCA SeRe III

http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/jornada/programa/t-5_trab_32.pdf

Projeto do INPE, aplicado pela UNISINOS (Rio Grande do Sul) na formação de professores de geografia do Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Rio dos Sinos, em 2003. O projeto consistiu em qualificar professores a utilizarem dados de sensoriamento remoto e técnicas de SIG como recurso didático para o ensino de Geografia. O projeto foi aplicado em várias escolas, gerando bons resultados. Abaixo estão relacionadas as escolas participantes e os respectivos projetos desenvolvidos:
Colégio Israelita –Estudo das mudanças ambientais na Terceira Perimetral-estudantes de ensino médio(15-16 anos) escola privada;
• Colégio Israelita-Sensoriamento remoto aplicado a termoquímica,-Estudo comparativo de florestas, área 4ª Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul – 11 a 13 de agosto de 2004 – São Leopoldo, RS, Brasil queimada, produção de CO2 e sua contribuição para o efeito estufa, utilizando imagem de satéliteestudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Maria Auxiliadora-Preocessos de desenvolvimento urbano de Canoas: passado e futuro-estudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Anchieta-A organização especial em Porto Alegre-estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Instituto de Educação Ivoti-O rio dos Sinos e su imortânica geográfica- estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Colégio Coração de Maria-Mudanças ambientais como conseqüência da implantação do Trensurbensino fundamental (11 anos) escola privada;
• Colégio São José- Análise das condições climáticas em julho para os anos de 2001,2002 e 2003 em São Leopoldo- ensino fundamental (11 anos) e médios (16 anos), escola privada;
• Colégio Salesiano Dom Bosco- Explorando o estado do Rio Grande do Sul de 1835 aos dias de hoje ensino fundamental (12 anos) médio (16 e17 anos)- escola privada;
• Colégio Sinodal-Imperatriz Leopoldina-O impacto sócio-ambiental provocado pela ocupação humana em áreas de banhados-ensino médio (16 anos), escola privada;
• Escola Pindorama-O bairro Hamburgo Velho (1996- 2001)-Como a ocupação humana modificou o meioambiente- ensino fundamental (10 anos), escola privada;
• Instituto Estadual de Educação Prof. Pedro Schneider-Reservatórios artificiais e a distribuição de energia na região Sul do Brasil- ensino médio (15 anos), escola pública;
Durante o desenvolvimento dos projetos (de agosto a dezembro) o INPE prestou orientação aos professores de como utilizar os dados de sensoriamento remoto em sala de aula.
Durante sua realização
desenvolveram as seguintes atividades:
• Geração de mapas;
• Desenvolvimento de maquetes;
• Geração de gráficos e tabelas com dados sobre os temas estudados;
• Visitas técnicas as instituições que desenvolvem atividades relativas aos temas dos projetos;
• Trabalho de campo na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados em instituições públicas e privadas que exercem atividades relacionadas com os temas dos projetos (hospital, agricultura, meteorologia, cartografia, planejamento urbano e Trensurb);
• Monitoramento ambiental e de mudanças de áreas urbanas;
• Monitoramento climático utilizando dados históricos;
• Busca por imagens de satélite na internet;
• Busca por imagens temporais e dados temporais auxiliares;
• Busca por dados antigos (fotografias, fotografias aéreas, mapas, dados estatísticos);
• Algumas escolas convidaram profissionais para proferirem palestras sobre o tema desenvolvido no projeto.

Avaliação

Os projetos desenvolvidos são de grande relevância para o ensino de Geografia e de outras disciplinas também. Estimulam os alunos a pesquisar e desenvolver noções de análise estatística e espacial, fundamentais para a aprendizagem cartográfica. Os alunos aprendem de forma efetiva o que é um mapa, noções de pesquisa científica, coleta e análise de dados, síntese, planejamento, etc. Muito importantes para a formação geral do educando. Não é tão difícil de ser implantando nas escolas de Barretos, pois os dados e softwares estão disponíveis gratuitamente no site do INPE, quanto a dados locais, os alunos coletariam na própria cidade. Para o projeto ser desenvolvido os professores necessitariam de orientação para trabalhar com essas ferramentas.

Um comentário:

blog moda teen disse...

parabens pelo seu blog prof achei d+


bjoooooos

de biaah santos