Endereço: http://www.colegiodante.com.br/institucional/interfaces/WebQuest/valoresmorais/index.htm
Resumo:
O conteúdo deste webquest é valores morais, direcionado a alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). A tarefa consiste em os alunos em grupo relacionar contos de fadas e fábulas a artigos e reportagens a fim de aprofundar uma discussão sobre valores morais. Os alunos fariam tal discussão através de e-mails e chats, no final fariam uma síntese e entregariam a professora. Todas as etapas da tarefa são avaliadas pela professora, atribuindo maior peso na nota para as atividades de discussão e um peso menor para as pesquisas e sínteses. A organização dos grupos e a pontualidade também são avaliadas.
Aplicação nas escolas de Barretos
Esta webquest apresenta atividades simples a serem executadas pelos alunos. Para isso eles devem ter um mínimo de conhecimento de informática para utilizar os computadores da escola. As tarefas não precisam ser feitas exclusivamente por computador, mas quando feitas através dele deve-se disponibilizar um tempo maior que 50 minutos para os alunos pesquisar, discutir via Chat os assuntos pertinentes. Para enriquecer ainda mais as discussões também devem ir para a sala de aula. Seriam discussões diferentes. Depois de tudo elaborariam uma síntese.
Este webquest é bastante simples, seria um ponto de partida para criarmos webquests mais desafiadores que, certamente, contribuiriam muito para um mais efetivo aprendizado dos alunos.
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Pesquisa sobre experiências inovadoras com tecnologias em escolas
1- Projeto: “Construindo a cidadania”
http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf
Projeto desenvolvido no Colégio Bom Jesus de Curitiba/PR, em 2001, com alunos de EJA do primeiro seguimento do Ensino Fundamental (Ciclo I e II), tendo como objetivo geral possibilitar ao educando o acesso à pesquisa, adquirindo as informações necessárias sobre seus direitos e deveres, ao mesmo tempo em que se torna um usuário do computador. São ministradas aulas teóricas, aulas práticas com o manuseio do computador, pesquisas, produção de texto, reescrita do texto, exposição e divulgação dos trabalhos. Além do computador também são utilizadas fitas de vídeo, máquina fotográfica, filmadora, projetor de slides, livros, disquetes, papéis, jornais, revistas e Internet.
Avaliação: Este projeto é interessante no sentido em que se busca orientar os alunos a como fazer pesquisa utilizando-se de diversas mídias desde o início de sua alfabetização, ou seja, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades básicas de leitura e escrita, já estão avançando nas habilidades mais complexas sem prejuízo de uma ou de outra, além de adquirirem conhecimentos acerca de valores e cidadania.
2- Projeto EDUCA SeRe III
http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/jornada/programa/t-5_trab_32.pdf
Projeto do INPE, aplicado pela UNISINOS (Rio Grande do Sul) na formação de professores de geografia do Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Rio dos Sinos, em 2003. O projeto consistiu em qualificar professores a utilizarem dados de sensoriamento remoto e técnicas de SIG como recurso didático para o ensino de Geografia. O projeto foi aplicado em várias escolas, gerando bons resultados. Abaixo estão relacionadas as escolas participantes e os respectivos projetos desenvolvidos:
Colégio Israelita –Estudo das mudanças ambientais na Terceira Perimetral-estudantes de ensino médio(15-16 anos) escola privada;
• Colégio Israelita-Sensoriamento remoto aplicado a termoquímica,-Estudo comparativo de florestas, área 4ª Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul – 11 a 13 de agosto de 2004 – São Leopoldo, RS, Brasil queimada, produção de CO2 e sua contribuição para o efeito estufa, utilizando imagem de satéliteestudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Maria Auxiliadora-Preocessos de desenvolvimento urbano de Canoas: passado e futuro-estudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Anchieta-A organização especial em Porto Alegre-estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Instituto de Educação Ivoti-O rio dos Sinos e su imortânica geográfica- estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Colégio Coração de Maria-Mudanças ambientais como conseqüência da implantação do Trensurbensino fundamental (11 anos) escola privada;
• Colégio São José- Análise das condições climáticas em julho para os anos de 2001,2002 e 2003 em São Leopoldo- ensino fundamental (11 anos) e médios (16 anos), escola privada;
• Colégio Salesiano Dom Bosco- Explorando o estado do Rio Grande do Sul de 1835 aos dias de hoje ensino fundamental (12 anos) médio (16 e17 anos)- escola privada;
• Colégio Sinodal-Imperatriz Leopoldina-O impacto sócio-ambiental provocado pela ocupação humana em áreas de banhados-ensino médio (16 anos), escola privada;
• Escola Pindorama-O bairro Hamburgo Velho (1996- 2001)-Como a ocupação humana modificou o meioambiente- ensino fundamental (10 anos), escola privada;
• Instituto Estadual de Educação Prof. Pedro Schneider-Reservatórios artificiais e a distribuição de energia na região Sul do Brasil- ensino médio (15 anos), escola pública;
Durante o desenvolvimento dos projetos (de agosto a dezembro) o INPE prestou orientação aos professores de como utilizar os dados de sensoriamento remoto em sala de aula.
Durante sua realização
desenvolveram as seguintes atividades:
• Geração de mapas;
• Desenvolvimento de maquetes;
• Geração de gráficos e tabelas com dados sobre os temas estudados;
• Visitas técnicas as instituições que desenvolvem atividades relativas aos temas dos projetos;
• Trabalho de campo na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados em instituições públicas e privadas que exercem atividades relacionadas com os temas dos projetos (hospital, agricultura, meteorologia, cartografia, planejamento urbano e Trensurb);
• Monitoramento ambiental e de mudanças de áreas urbanas;
• Monitoramento climático utilizando dados históricos;
• Busca por imagens de satélite na internet;
• Busca por imagens temporais e dados temporais auxiliares;
• Busca por dados antigos (fotografias, fotografias aéreas, mapas, dados estatísticos);
• Algumas escolas convidaram profissionais para proferirem palestras sobre o tema desenvolvido no projeto.
Avaliação
Os projetos desenvolvidos são de grande relevância para o ensino de Geografia e de outras disciplinas também. Estimulam os alunos a pesquisar e desenvolver noções de análise estatística e espacial, fundamentais para a aprendizagem cartográfica. Os alunos aprendem de forma efetiva o que é um mapa, noções de pesquisa científica, coleta e análise de dados, síntese, planejamento, etc. Muito importantes para a formação geral do educando. Não é tão difícil de ser implantando nas escolas de Barretos, pois os dados e softwares estão disponíveis gratuitamente no site do INPE, quanto a dados locais, os alunos coletariam na própria cidade. Para o projeto ser desenvolvido os professores necessitariam de orientação para trabalhar com essas ferramentas.
http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf
Projeto desenvolvido no Colégio Bom Jesus de Curitiba/PR, em 2001, com alunos de EJA do primeiro seguimento do Ensino Fundamental (Ciclo I e II), tendo como objetivo geral possibilitar ao educando o acesso à pesquisa, adquirindo as informações necessárias sobre seus direitos e deveres, ao mesmo tempo em que se torna um usuário do computador. São ministradas aulas teóricas, aulas práticas com o manuseio do computador, pesquisas, produção de texto, reescrita do texto, exposição e divulgação dos trabalhos. Além do computador também são utilizadas fitas de vídeo, máquina fotográfica, filmadora, projetor de slides, livros, disquetes, papéis, jornais, revistas e Internet.
Avaliação: Este projeto é interessante no sentido em que se busca orientar os alunos a como fazer pesquisa utilizando-se de diversas mídias desde o início de sua alfabetização, ou seja, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades básicas de leitura e escrita, já estão avançando nas habilidades mais complexas sem prejuízo de uma ou de outra, além de adquirirem conhecimentos acerca de valores e cidadania.
2- Projeto EDUCA SeRe III
http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/jornada/programa/t-5_trab_32.pdf
Projeto do INPE, aplicado pela UNISINOS (Rio Grande do Sul) na formação de professores de geografia do Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Rio dos Sinos, em 2003. O projeto consistiu em qualificar professores a utilizarem dados de sensoriamento remoto e técnicas de SIG como recurso didático para o ensino de Geografia. O projeto foi aplicado em várias escolas, gerando bons resultados. Abaixo estão relacionadas as escolas participantes e os respectivos projetos desenvolvidos:
Colégio Israelita –Estudo das mudanças ambientais na Terceira Perimetral-estudantes de ensino médio(15-16 anos) escola privada;
• Colégio Israelita-Sensoriamento remoto aplicado a termoquímica,-Estudo comparativo de florestas, área 4ª Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul – 11 a 13 de agosto de 2004 – São Leopoldo, RS, Brasil queimada, produção de CO2 e sua contribuição para o efeito estufa, utilizando imagem de satéliteestudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Maria Auxiliadora-Preocessos de desenvolvimento urbano de Canoas: passado e futuro-estudantes do ensino médio (16 anos), escola privada;
• Colégio Anchieta-A organização especial em Porto Alegre-estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Instituto de Educação Ivoti-O rio dos Sinos e su imortânica geográfica- estudantes do ensino fundamental (11anos) escola privada;
• Colégio Coração de Maria-Mudanças ambientais como conseqüência da implantação do Trensurbensino fundamental (11 anos) escola privada;
• Colégio São José- Análise das condições climáticas em julho para os anos de 2001,2002 e 2003 em São Leopoldo- ensino fundamental (11 anos) e médios (16 anos), escola privada;
• Colégio Salesiano Dom Bosco- Explorando o estado do Rio Grande do Sul de 1835 aos dias de hoje ensino fundamental (12 anos) médio (16 e17 anos)- escola privada;
• Colégio Sinodal-Imperatriz Leopoldina-O impacto sócio-ambiental provocado pela ocupação humana em áreas de banhados-ensino médio (16 anos), escola privada;
• Escola Pindorama-O bairro Hamburgo Velho (1996- 2001)-Como a ocupação humana modificou o meioambiente- ensino fundamental (10 anos), escola privada;
• Instituto Estadual de Educação Prof. Pedro Schneider-Reservatórios artificiais e a distribuição de energia na região Sul do Brasil- ensino médio (15 anos), escola pública;
Durante o desenvolvimento dos projetos (de agosto a dezembro) o INPE prestou orientação aos professores de como utilizar os dados de sensoriamento remoto em sala de aula.
Durante sua realização
desenvolveram as seguintes atividades:
• Geração de mapas;
• Desenvolvimento de maquetes;
• Geração de gráficos e tabelas com dados sobre os temas estudados;
• Visitas técnicas as instituições que desenvolvem atividades relativas aos temas dos projetos;
• Trabalho de campo na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados na área de estudo do projeto;
• Coleta de dados em instituições públicas e privadas que exercem atividades relacionadas com os temas dos projetos (hospital, agricultura, meteorologia, cartografia, planejamento urbano e Trensurb);
• Monitoramento ambiental e de mudanças de áreas urbanas;
• Monitoramento climático utilizando dados históricos;
• Busca por imagens de satélite na internet;
• Busca por imagens temporais e dados temporais auxiliares;
• Busca por dados antigos (fotografias, fotografias aéreas, mapas, dados estatísticos);
• Algumas escolas convidaram profissionais para proferirem palestras sobre o tema desenvolvido no projeto.
Avaliação
Os projetos desenvolvidos são de grande relevância para o ensino de Geografia e de outras disciplinas também. Estimulam os alunos a pesquisar e desenvolver noções de análise estatística e espacial, fundamentais para a aprendizagem cartográfica. Os alunos aprendem de forma efetiva o que é um mapa, noções de pesquisa científica, coleta e análise de dados, síntese, planejamento, etc. Muito importantes para a formação geral do educando. Não é tão difícil de ser implantando nas escolas de Barretos, pois os dados e softwares estão disponíveis gratuitamente no site do INPE, quanto a dados locais, os alunos coletariam na própria cidade. Para o projeto ser desenvolvido os professores necessitariam de orientação para trabalhar com essas ferramentas.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Tecnologia na educação
Assistindo o primeiro Fantástico do ano de 2005 algumas perguntas povoaram minha cabeça quando mostraram o que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos....Geladeira que fala? Carro que estaciona sozinho?As máquinas ficam mais inteligentes, e nós?A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta, às vezes se leva tempo para dominá-los e muitas vezes cometemos vários equívocos.
E as escolas??? Como se preparam para os próximos 15 anos? E nós professores???
As escolas têm equipamentos, mas ainda engatinhamos na maneira de utilizá-los. Para a dominação dessa tecnologia é preciso dispor de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas, embora a aceleração da produção em informática tenha diminuído consideravelmente. Atenção eu escrevi diminuído e não parado!!!
Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como “- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era da tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades.
As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o PROFESSOR fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se, apenas, como uma parte do processo de aprendizado.
O que será daqui a 15 anos??? Eu não sei!! Só sei que, agora, os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta eficiente na construção de conhecimentos, baseando-se em epistemologias que priorizem a ação do sujeito, como a epistemologia genética de Jean Piaget
Assinar:
Postagens (Atom)